educação

Equipe da UFN vence etapa regional do desafio tecnológico da Nasa

Foto: Divulgação

O que começou de forma despretensiosa acabou em um resultado inesperado. Uma equipe formada pelos alunos do Curso de Sistema de Informação da Universidade Franciscana (UFN) venceu a etapa regional da maratona tecnológica promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa). Agora, a equipe intitulada "RocketLaunch", coordenada pelo professor Mirkos Martins, tem outro desafio: concluir, até este domingo, um vídeo sobre o projeto desenvolvido. O material vai integrar a seletiva mundial.

UFSM divulga edital com 28 vagas para novos cursos de mestrado e doutorado

A competição chamada "Space Apps Challenge" desafia equipes para análise e construção de aplicativos, design e protótipos para problemas propostos por cientistas da própria Nasa. Santa Maria foi a única cidade gaúcha a sediar o evento, nos dias 19 e 21 de outubro, no Tecnoparque.

Segundo Mirkos, a pretensão do grupo era concluir um projeto no tempo de 48 horas. A notícia de que a ideia foi a vencedora pegou professor e alunos de surpresa.

- Ficamos sabendo do evento em cima da hora. Como temos aula na sexta à noite, sugeri à turma acompanhar a atividade. Chegamos lá e descobrimos que era uma competição. Resolvemos na hora montar a equipe, e os alunos abraçaram a ideia. O resultado é muito gratificante - revela o coordenador do grupo.

UFSM abre espaço a pesquisas de escolas

A equipe da UFN é composta por Alex Hyacon, Carlos Henrique Antunes, Eric Felipe Marques, Luther Souto e Jonathan Silva. Aproveitando toda a estrutura e tecnologia disponibilizadas pela Nasa, o grupo criou um rastreador global de lançamento de foguetes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após proibição de venda de bebida alcoólica na UFSM, formandos procuram locais para festas Anterior

Após proibição de venda de bebida alcoólica na UFSM, formandos procuram locais para festas

UFSM abre mais 28 vagas para mestrado e doutorado Próximo

UFSM abre mais 28 vagas para mestrado e doutorado

Educação