Foto: Divulgação
O que começou de forma despretensiosa acabou em um resultado inesperado. Uma equipe formada pelos alunos do Curso de Sistema de Informação da Universidade Franciscana (UFN) venceu a etapa regional da maratona tecnológica promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa). Agora, a equipe intitulada "RocketLaunch", coordenada pelo professor Mirkos Martins, tem outro desafio: concluir, até este domingo, um vídeo sobre o projeto desenvolvido. O material vai integrar a seletiva mundial.
UFSM divulga edital com 28 vagas para novos cursos de mestrado e doutorado
A competição chamada "Space Apps Challenge" desafia equipes para análise e construção de aplicativos, design e protótipos para problemas propostos por cientistas da própria Nasa. Santa Maria foi a única cidade gaúcha a sediar o evento, nos dias 19 e 21 de outubro, no Tecnoparque.
Segundo Mirkos, a pretensão do grupo era concluir um projeto no tempo de 48 horas. A notícia de que a ideia foi a vencedora pegou professor e alunos de surpresa.
- Ficamos sabendo do evento em cima da hora. Como temos aula na sexta à noite, sugeri à turma acompanhar a atividade. Chegamos lá e descobrimos que era uma competição. Resolvemos na hora montar a equipe, e os alunos abraçaram a ideia. O resultado é muito gratificante - revela o coordenador do grupo.
UFSM abre espaço a pesquisas de escolas
A equipe da UFN é composta por Alex Hyacon, Carlos Henrique Antunes, Eric Felipe Marques, Luther Souto e Jonathan Silva. Aproveitando toda a estrutura e tecnologia disponibilizadas pela Nasa, o grupo criou um rastreador global de lançamento de foguetes.